Como Instalar uma Biblioteca no Arduino IDE

Muitas vezes a interligação de alguns módulos com o Arduino exige a configuração de recursos da placa, como pinagem e parâmetros de comunicação, além da necessidade de funções específicas para uso do módulo. Por isso, é bem comum que algumas bibliotecas sejam criadas para realizar essas tarefas de forma simplificada, facilitando a vida de quem precisa apenas que os módulos funcionem. Neste tutorial vamos aprender como instalar uma biblioteca no Arduino, diretamente pelo gerenciador de bibliotecas ou baixando e instalando.

Caso queira ler mais sobre Arduino, acesse nosso tutorial O que é Arduino e como funciona?

O que é uma Biblioteca

Uma biblioteca é um conjunto de rotinas ou programas, criados para executar uma tarefa específica dentro de um projeto. As bibliotecas permitem que soluções já encontradas previamente para algum problema sejam reutilizadas em novos programas. Essa estratégia de reaproveitar blocos reutilizáveis é chamada de modularização.

Em projetos com Arduino, uma biblioteca é uma coleção de programas para simplificar a configuração de recursos complexos de hardware, ou simplificar a aplicação de técnicas de engenharia e programação em determinadas funções. Sem o uso de bibliotecas, o projetista vai precisar de conhecimentos sólidos de eletrônica e programação para desenvolver projetos simples, como acionar um motor ou utilizar um display de LCD, além de gastar tempo adicional.

De forma resumida, bibliotecas simplificam a criação de novos projetos e poupam bastante tempo de pesquisa e implementação.

Caso ainda não tenha a Arduino IDE em seu computador, acesse nosso tutorial Como Instalar e Configurar o Arduino IDE.

kit arduino robótica educacional

Instalando uma Biblioteca via Gerenciador de Bibliotecas – Arduino IDE 

Quando se vai começar um projeto, ou quando se vai replicar um projeto que viu na internet – como os que você encontra aqui no Portal Vida de Silício – é comum que alguma biblioteca seja necessária. Se você souber o nome da biblioteca, e melhor, se souber também o autor, pode pesquisar por ela no Arduino IDE, em Ferramentas/Gerenciar Bibliotecas.

 

Gerenciar Bibliotecas no Arduino IDE
Gerenciar Bibliotecas no Arduino IDE

 

Depois de encontrar a biblioteca, é só clicar em instalar.

 

Usando a Ferramenta Gerenciar Bibliotecas no Arduino IDE
Usando a Ferramenta Gerenciar Bibliotecas no Arduino IDE

 

O Arduino IDE vai instalar automaticamente, e na lista a biblioteca aparecerá a sinalização INSTALLED, indicando que está pronta para ser utilizada.

Instalando uma Biblioteca de Outras Fontes – Arduino IDE 

Em algumas situações, a biblioteca necessária não estará disponível na lista do IDE. Será necessário fazer o download da biblioteca e instalar, como veremos.

O primeiro passo é fazer o download. Geralmente a biblioteca está disponível na página do autor no GitHub, ou em outro repositório onde autores deixam suas contribuições para a comunidade.

No nosso exemplo, vamos baixar a biblioteca Ultrasonic.h, utilizada para fazer o controle de um sensor ultrassônico HC-SR04. A biblioteca está disponível aqui, em formato .zip.

Depois de fazer o download, você pode ir em Sketch/Incluir Biblioteca/Adicionar biblioteca .ZIP.

 

Adicionando uma biblioteca .zip no Arduino IDE
Adicionando uma biblioteca .zip no Arduino IDE

 

Escolha o local onde você salvou o arquivo .zip da biblioteca, clique no arquivo e no botão Abrir.

 

Selecionando o arquivo da biblioteca
Selecionando o arquivo da biblioteca

 

Você vai receber a mensagem de que a biblioteca está instalada e pode conferir em Sketch/Incluir Biblioteca.

 

Verificando bibliotecas instaladas no Arduino IDE
Verificando bibliotecas instaladas no Arduino IDE

 

Utilizando a Biblioteca no seu Projeto

Toda biblioteca no Arduino é adicionada via código pela diretiva de compilação include. Uma diretiva de compilação é uma instrução do programa que dá instruções ao compilador, que é software que vai traduzir o seu código em uma linguagem que o Arduino entende. Você reconhece rapidamente as diretivas no código porque elas sempre aparecem acompanhadas do símbolo #.

A diretiva include, especificamente, informa ao compilador para adicionar as funções da biblioteca referida no programa que vai para a memória do Arduino.

As diretivas mais comuns, como include e define costumam aparecer nas primeiras linhas de código. No caso da biblioteca Ultrasonic.h, você veria algo como:

#include <Ultrasonic.h>

Consultando as Informações Sobre a Biblioteca

Quando instalamos uma biblioteca, nem sempre sabemos como utilizá-la. Muitas vezes ela foi incluída num código que vimos na internet e queremos saber mais sobre as funções que ela traz. Uma forma de verificar isso é encontrar a biblioteca em Ferramentas/Gerenciar Bibliotecas e clicar no link More Info. Esse link geralmente vai levar até a página do GitHub onde o projeto é mantido. Lá você vai encontrar arquivos de texto listando as funções disponíveis e detalhando o funcionamento.

 

Consultando as Informações Sobre a Biblioteca
Consultando as Informações Sobre a Biblioteca

 

Considerações Finais

Esperamos que esse tutorial ajude a compreender melhor o que são bibliotecas e como fazer a sua instalação e uso nos seus projetos de Arduino.

Para dúvidas e sugestões, pode deixar nos comentários. Um abraço e até a próxima!