Como as placas de desenvolvimento estão revolucionando o mundo tecnológico?
Assim como internet a revolucionou o mundo, as placas de desenvolvimento vieram para trazer novas possibilidades para os desenvolvedores de tecnologia, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte. A possibilidade de inovação pode ser um gancho para impulsionar ainda mais o crescimento tecnológico em todo mundo.
Nesse artigo, vamos falar sobre as principais placas utilizadas no desenvolvimento de tecnologias e aplicações como, por exemplo, as placas Arduino e Raspberry PI. Além disso, vamos falar um pouco também sobre o IoT.
[toc]
A revolução do Arduino
Objetivando a criação de um dispositivo funcional, fácil de programar e com preço acessível para todos os estudantes de eletrônica que buscavam uma maneira para montar seus protótipos sem complicações, nasceram as placas Arduino, fruto da inspiração de 5 pesquisadores da Itália no ano de 2005.
As placas Arduino seguem um conceito de hardware livre, isso significa que qualquer pessoa pode montar, modificar, personalizar e promover melhorias, pois, as mesmas possuem hardwares compostos de componentes, em sua maioria, básicos. Além da facilidade de personalização proposta pelo conceito das placas Arduino, para utilizá-las, basta que as mesmas sejam conectadas a um computador através de um cabo USB, para que então, o usuário possa programar o microcontrolador existente na placa com o código desejado.
O que pode ser feito com o Arduino?
As placas Arduino certamente proporcionaram e ainda proporcionam uma grande revolução tecnológica no mundo, que por sua vez, atinge vários níveis de usuários, indo desde aquelas pessoas com pouco conhecimento de eletrônica e programação, mas que se dedicam para conseguir desenvolver seus projetos, até aqueles que são, de fato, profissionais em assuntos relacionados com a manipulação de sistemas embarcados.
As possibilidades com as placas Arduino realmente são infinitas. Alguns exemplos são:
- Automatizar sua casa, carro, escritório;
- Automatizar os processos de manufatura da indústria;
- Criar novos brinquedos ou melhorar os já existentes;
- Uma infinidade de peças tecnológicas desde pequenos gadgets até projetos mais robustos totalmente inovadores conforme a criatividade do inventor.
Atualmente, podemos citar a IoT (Internet das Coisas) como um dos temas mais ligados à utilização das placas Arduino, isso porque, através deste conceito, cria-se uma concepção em que pode-se obter dados dos mais variados tipos e das mais diversas fontes, para que, posteriormente, alguma ou algumas tarefas possam ser executadas de acordo com os dados citados.
A obtenção das informações é realizada através de sensores, adequadamente posicionados e específicos para cada tipo de grandeza que desejamos aferir. Posteriormente, os dados obtidos são enviados para algum sistema dotado de uma certa capacidade de processamento, neste caso, uma placa Arduino, para que esta avalie as informações e gerencie as ações que devem ser tomadas em relação à manipulação dos equipamentos do sistema.
Assim como as placas Arduino, o conceito IoT também pode ser aplicado para otimizar as tarefas rotineiras, seja em uma casa, empresa, indústria e no agronegócio. De fato, a IoT e as plataformas Arduino estão extremamente ligadas quando o assunto é facilitar a vida das pessoas e criar condições adequadas para tomar decisões com mais assertividade para garantir um controle eficiente do processo produtivo e a redução de custos em alguns setores.
A contribuição das placas Raspberry Pi nessa revolução tecnológica
As placas de desenvolvimento da plataforma Raspberry Pi foram criadas com objetivos educacionais visando auxiliar no ensino e aprendizagem de disciplinas relacionadas à informática, eletrônica e etc, nos diversos cantos do mundo. O fato de possuírem muitos recursos interessantes e de fácil acesso, faz com que as placas Raspberry Pi sejam ideais para a criação de tecnologias que envolvam necessidade da existência de um software robusto por trás da aplicação proposta.
As placas Raspberry são sistemas embarcados fisicamente semelhantes às placas Arduino, mas acredite, estas são computadores completos e extremamente pequenos. Na estrutura de uma plataforma Raspberry Pi, ou seja, na placa de circuito impresso na qual o sistema é montado, estão contidos componentes como o processador, portas USB, entrada para cartão de memória, módulos para conectividade com redes sem fio, entre outros elementos.
Devido suas características, o RaspBerry também se tornou o grande responsável por inúmeros projetos inovadores incluindo desde brinquedos, peças de games e iluminação, robôs e na automação industrial.
Como essas placas de desenvolvimento influenciam a nova revolução industrial?
O conceito de indústria 4.0 traz consigo um conjunto de inovações tecnológicas referentes aos campos da automação e tecnologia da informação, que por sua vez, é aplicado em grande parte processos de manufatura industrial. Sendo assim, integrando as placas de desenvolvimento como as placas Arduino e as placas Raspberry com o conceito de IoT (Internet das coisas) é possível melhorar todos os processos industriais conferindo aumento de eficiência em diversas vertentes.
As chamadas indústrias inteligentes são frutos das grandes revoluções tecnológicas que incentivam a melhoria dos processos de manufatura aumentando a capacidade de operação através da rastreabilidade e monitoramento das atividades através do uso de produtos desenvolvidos, muitas vezes, com as plataformas de desenvolvimento citadas.
Por isso, podemos dizer que estamos na quarta revolução industrial, na era das máquinas livres.
E aí, gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre as placas de desenvolvimento? Qual delas você utiliza?
Artigo enviado pela Agência de Marketing Digital Webtrends, que oferece serviços como Consultoria de Otimização SEO e Criação de Site.