fbpx

Conhecendo o Regulador de Tensão Ajustável LM2596 1.25V – 35V

Hoje, nós vamos trazer para você um conteúdo com aspecto bem prático, já que vamos falar basicamente sobre um componente muito importante e que normalmente é ignorado por nós no desenvolvimento dos nossos circuitos: Os reguladores de tensão, ou melhor, o regulador de tensão ajustável LM2596 1.25V-35V.

[toc]

kit robotica educacional com Arduino ESP ou Microbit

Reguladores de tensão

Antes de apresentarmos o Regulador de tensão ajustável LM2596, nós devemos conversar um pouco sobre o que são reguladores de tensão e quais os tipos de reguladores normalmente encontrados nas aplicações de eletrônica.

LM2596 - regulador de tensão
LM2596 – regulador de tensão

Os reguladores de tensão elementos essenciais em situações nas quais nós precisamos garantir um determinado nível de tensão em um ponto específico de um circuito. Atualmente, nós podemos classificar estes elementos em duas famílias.

  • Em uma delas nós temos os reguladores lineares que, por sua vez, são mais simples e baratos, entretanto dissipam muita potência chegando a terem rendimentos da ordem de 30% a 40%. De maneira rápida, estes elementos são bons para aplicações que envolvem uma quantidade pequena de corrente (alguns miliamperes).
  • A segunda família de reguladores é a dos reguladores chaveados, também conhecidos como conversores chaveados. Estes elementos dissipam pouca energia em forma de calor, portanto, são certamente indicados em aplicações nas quais exige-se uma quantidade elevada de corrente. A ideia por trás deste tipo de equipamento consiste na transição rápida de uma chave entre os estados ligada/desligada que, por sua vez, de acordo com a frequência desta transição, garante a existência de uma tensão média e consequentemente uma corrente média na carga. Desta forma, rendimento deste tipo de conversor está entre 75% e 90%.

O módulo regulador de tensão ajustável LM2596

Este módulo regulador de tensão consiste em um dispositivo pequeno, no entanto, muito interessante que já conta com o LM2596 integrado ao circuito e componestes necessários para sua utilização.

Esse módulo deve ser utilizado para quem necessita de um sinal de tensão pré-ajustado (ou pré-regulado como dizem algumas literaturas), estável e filtrado, para isto, temos dois capacitores e um indutor no circuito.

O Módulo Regulador de Tensão Ajustável LM2596 também é conhecido como conversor chaveado DC/DC step-down ou simplesmente conversor buck, pois, a tensão de saída é sempre menor que a de entrada e sua a seleção deve feita através da manipulação de um trimpot localizado no módulo.


Mãos à obra – Testando o regulador de tensão ajustável LM2596

Componentes necessários

Montagem do circuito

Confira como o circuito deve ser montado na imagem abaixo:

Utilizando o regulador

Para utilizar este regulador de tensão, nós devemos primeiramente ligar o adaptador P4/KRE Fêmea no plugue da nossa fonte bivolt.

Em seguida é necessário conectarmos cada um dos polos do plugue nas entradas IN+ e IN- do módulo regulador de tensão que estamos utilizando. Um detalhe importante neste ponto é que talvez você queira soldar os terminais que vão do plugue até estas entradas, portanto, para que você consiga realizar este procedimento da melhor maneira possível, nós preparamos um tutorial para te guiar neste caminho, para acessa-lo basta clicar aqui.

 

Conectando o módulo regulador de tensão através do adaptador
Conexão do módulo com o adaptador

 

Posteriormente, você pode estar ligando as pontas de prova do seu multímetro nos terminais OUT+ e OUT- do seu módulo regulador de tensão e configurando ele para ler tensões contínuas. Se você ainda não sabe muito bem como manusear um multímetro, clique aqui para acessar o nosso tutorial sobre sobre primeiros passos que você precisa dar para realizar medições utilizando esta ferramenta.

Veja o resultado do nosso experimento utilizando a tensão mínima de saída:

 

Medindo a saída do regulador no limite mínimo
Verificação do nível de tensão existente na saída do regulador

 

Por outro lado, se alterarmos um pouco o valor do trimpot, podemos ter tensões de saída um pouco maiores.

Mudando o valor do trimpot para comparar a medição
Alteração no valor do trimpot

Explicando o Hardware

Discas e truques

– Corrente máxima de saída

Geralmente encontramos nos documentos referentes à este módulo regulador de tensão, que a corrente máxima na qual ele pode operar é de 3 A. No entanto, na prática, o ideal é utilizarmos um valor de corrente máxima de 2 A.  Para chegarmos a 3A é aconselhável a utilização de um dissipador sobre o LM2596.

Detalhe do LM2596 com dissipador
Detalhe do LM2596 com dissipador

– Tensão máxima de saída

É uma boa prática checar se a tensão de saída do seu regulador está de acordo com o capacitor de saída (por vezes, vemos uma especificação referente à uma tensão de saída de 40V, no entanto, o capacitor de saída é de 35V. Neste caso, é indicado que você use uma tensão máxima de saída de apenas 35V). Tal informação pode ser conferida lendo as informações do próprio capacitor na saída do módulo.

Valor de tensão máxima do capacitor de saída de 35V
Valor de tensão máxima do capacitor de saída de 35V

– Perda de tensão

É muito importante destacar que existe uma perda de tensão de 1 a 1,5V, portanto, a tensão desejada de saída deve ser pelo menos de 1,5V menor que a de entrada. Ou seja, se você quer uma saída de 9V, vocês precisa de uma entrada maior que 10,5V.


Considerações finais

Neste tutorial, nós demonstramos como você pode fazer para reduzir tensões com o módulo Regulador de tensão ajustável LM2596. Esperamos que continue nos acompanhando e sinta-se à vontade para nos dar sugestões. Lembre-se de deixar suas dúvidas nos comentários abaixo.

Privacy Preference Center