Construindo Dashboards para jogos com seu Arduino
A elaboração de dashboards e paineis interativos vem se tornando algo comumente utilizado em vários tipos de aplicações. E isso não ocorre apenas em cenários financeiros ou de negócios. Jogos de computador também utilizam dashboards e paineis para apresentar dados ao respectivo usuário/player. Sabendo de tudo isso, este tutorial tem como objetivo mostrar como podemos construir dashboards para praticamente qualquer tipo de jogo através da coleta de dados diretamente da memória do jogo e como podemos renderizar esses dados utilizando um Arduino e um display TFT.
Mãos à Obra – Construindo um dashboard de jogos com o seu Arduino
Componentes utilizados:
Coletando informações de jogos
Muito provavelmente, a primeira duvida que surgirá junto ao leitor, será de como podemos obter as informações de um jogo para que esses dados sejam posteriormente aprensentados pelo display conectado ao Arduino. Para que isso seja feito, basicamente podemos partir de dois principios:
- O jogo em questão possui uma API que fornece todas as informações ao desenvolvedor.
- Entender como o jogo funciona e com base nisso “coletar” os dados diretamente da memória do jogo.
Ferramentas necessárias
Para que sejamos capazes de “observar” o comportamento da memória de um jogo, iremos precisar de uma ferramenta de análise de memória. Uma ferramenta que já foi, e ainda é utilizada com esse propósito é o Cheat Engine. O Cheat Engine é capaz de analisar, modificar e pesquisar dados diretamente na memória de aplicações em execução. Isso irá nos possibilitar obter
A ferramenta é bem simples e com poucos cliques somos capazes de manipular a memória de um processo. A figura abaixo mostra a tela inicial onde podemos selecionar um processo e inspecionar sua memória.
Formado em Ciência da computação pela UFV-CAF em 2017 e atualmente cursando pós-graduação Stricto Sensu em Ciência da computação pela Universidade Federal de Viçosa, na área de arquitetura de computadores. É um entusiasta na área de sistemas embarcados e robótica.