Configurando o Xbee pelo software XCTU
Este tutorial tem por objetivo desenvolver uma maior compreensão a respeito do módulo Xbee. Sua configuração utilizando o software XCTU, bem como as características elétricas principais e algumas aplicações serão descritas e listadas a seguir. Este equipamento, devido a sua praticidade e facilidade de configuração pode ser utilizado em vários circuitos eletrônicos, contribuindo para processos de otimização de trabalhos e tráfego de informações. Logo, ressaltar sua importância e praticidade de utilização é um bom viés de estudo.
[toc]
Módulo Xbee
O módulo Xbee S2C é uma placa de circuito impresso que se comunica via radiofrequência utilizando o padrão de comunicação de rede sem fio Zigbee. Isso permite que vários destes módulos possam conversar entre si em uma rede wireless, mesmo contidos em circuitos eletrônicos independentes. Pode ser amplamente empregado em ambientes onde sejam requeridas redes de comunicação e transmissão de dados entre centrais eletrônicas que se encontram localizadas distantes umas das outras, eliminando a necessidade de linhas de comunicação físicas. Além disso, permite que sejam desenvolvidas redes robustas, confiáveis e que possuam uma boa a relação de custo-benefício.
Algumas aplicações
Pelo fato de ser um equipamento de configuração relativamente simples e amplamente encontrado no mercado, o módulo Xbee pode ser empregado em uma gama de setores. Algumas funções realizadas por esse sistema encontram-se listadas a seguir:
- Segurança;
- Ventilação;
- Controle de iluminação;
- Aquecimento;
- Periféricos para computadores;
- Mouse e teclado;
- Joystick;
- Controle de processos;
- Gerenciamento de energia;
- Rastreamento de equipamentos;
- Telemetria de veículos e aeromodelos.
Especificações do Dispositivo
O módulo Xbee possui como características principais para operação e configuração:
- Distância de alcance: 60m em ambiente fechado e até 1200m em ambiente aberto;
- Frequência de trabalho: 2.4 GHz;
- Taxa de dados: 250Kbps;
- Tensão de alimentação: 2.8 à 3.4 VDC;
- Corrente de transmissão: 45mA (3.3V);
- Corrente de recepção: 50mA (3.3V);
- Antena: Conector Integrado de Chicote, Chip ou U.FL, Conector RPSMA;
- Potência de transmissão: 1mW (0dBm)
- Dimensões: 2.438cm x 2.761cm;
- Temperatura de operação: -40 to 85º C (industrial).
Conhecendo o XCTU
O software XCTU é uma aplicação gratuita com uma multi-plataforma compatível com Windows, MacOS e Linux. Este dispositivo possui uma interface que permite a configuração e arquitetura de rede sem fio simples. O software conta ainda com uma extensão que permite realizar testes de comunicação entre módulos para validar range e envio de pacote de dados. Contido nesse conjunto de ferramentas, há também o API Frame Builder que permite o desenvolvimento simples e rápido de quadros de API de módulos XBee.
Mãos à obra – Configurando o módulo Xbee
Componentes Necessários:
- 1 x Xbee S2C
- 1 x adaptador Xbee explorer
- 1 x cabo mini USB A
Tendo em mãos os componentes listados, segue o link do Datasheet do Xbee para maiores informações sobre pinagem e características elétricas, bem como um passo a passo para configurar o Xbee.
Configurando o Xbee
Realizando o download do software XCTU
Inicialmente, é necessário baixar e instalar o software XCTU para a configuração do Xbee. Para isso, basta acessar o seguinte link e prosseguir nos passos indicados pela interface de download.
Executando a ligação entre o módulo Xbee e o software
Conecte o adaptador ao computador e execute o XCTU. A interface é mostrada a seguir.
Uma vez aberta à interface, entre na guia Discover Devices para adicionar o módulo de rádio no software.
Selecione a opção USB serial port e click em Next.
Em Set port parameters é possível configurar os parâmetros da comunicação USB ou então, se nenhuma modificação for executada na configuração padrão, basta clicar em Finish.
Configuração do módulo
Após a identificação do Xbee pelo software, selecione-o e clique em Add selected devices.
Para configurá-lo, no campo Radio Modules, clique sobre o Xbee. Será aberta uma aba chamada Radio configuration.
Para atualizar para a última versão de firmware basta clicar na janela Update, selecionar a última versão, e instalar clicando em Update. Nesse momento, o software irá coletar configurações pré-definidas em seu Xbee.
Siga clicando na aba Radio configuration > Networking:
- No campo ID PAIN ID digite um nome de identificação. Preencha com o nome ‘CF’ ou então com um nome composto por código hexadecimal (de 0 a H).
- No campo SC scan channels digite um código de identificação. Preencha com ‘7FFF’.
Siga clicando na aba Radio configuration>Addressing:
- No campo SL e SH serial number low, verifique se o endereço de seu Xbee é o mesmo que se encontra gravado na parte traseira desse. Esse número também é indicado na interface do XCTU, no campo MAC. O campo SL serial number é a primeira parte do endereço, e o SH serial number a segunda parte. Ambos números já são identificados automaticamente pelo XCTU.
MAC do Xbee – identificação física
- No campo DH Destination Adress High adicione um código. Preencha com ‘0’ e no campo DL Destination Adress Low adicione um código. Preencha com ‘FFFF’.
- No campo NI Noder Identification adicione um nome ao Xbee. Nesse caso, foi escolhido o nome ‘VidadeSilicio1’.
Para salvar as alterações no seu módulo Xbee clique em Write.
Configuração pronta
A partir deste ponto, seu Xbee já se encontra configurado e pronto para uso! Para configurar outros módulos em uma mesma rede, basta seguir os mesmos procedimentos listados até este ponto. É cabível salientar que as configurações de ID, SC, DH e DL devem ser as mesmas para todos os demais módulos a serem configurados.
Considerações finais
Espera-se que este tutorial possa ter ajudado no desenvolvimento de seu projeto. A equipe responsável agradece pela sua leitura e, em caso de dúvidas e sugestões, deixe seu cometário para que possamos sanar suas dúvidas! Obrigado!
Equipe de BAJA SAE da Universidade Federal de Itajubá – Campus Avançado de Itabira.
O programa Baja SAE BRASIL é um desafio lançado aos estudantes de Engenharia que oferece a chance de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, visando incrementar sua preparação para o mercado de trabalho.
Ao participar do programa Baja SAE, o aluno se envolve com um caso real de desenvolvimento de um veículo off road, desde sua concepção, projeto detalhado, construção e testes.
DAFTAR SLOT ONLINE DAN LOGIN DI LINK ALTERNATIF UOB77
3 Comments
Deixe uma pergunta, sugestão ou elogio! Estamos ansiosos para ter ouvir!Cancelar resposta
Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.
Se o shield tiver drive de comunicação serial, você consegue sim configurar usando ele. Basta verificar se o software xctu o reconhece na tela inicial de pesquisa de dispositivos.
Olá, eu estou trabalhando em um projeto da faculdade utilizando 4 antenas xbee s2c para telemetria.
Tem como configurar a antena xbee pelo software xctu utilizando shield xbee para arduino? ou somente da pelo USB adapter?
Muito bom o seu tutorial. Muito bom mesmo.
Mas está incompleto, e não funcionou pra mim.
Eu então fiz o prenchimento de um X-Bee como Cordinator e o outro X-Bee como Router.
Aí deu certo.