Como fazer um tutorial?
Nós, da equipe Vida de Silício, apresentamos este documento como forma de demonstrar os principais pontos que devem ser observados pelos autores durante o processo de desenvolvimento de conteúdos para o portal.
Este material visa trazer algumas diretrizes de padronização para que todo conteúdo produzido obedeça certos requisitos de organização. Além disso, este também tem a função de nortear o autor no processo criação, por meio da execução de uma sequência predefinida passos.
É importante ter em mente de que, com esse padrão, conseguimos fazer um tutorial em uma linha de raciocínio didática. Ajuda a orientação tanto do autor durante a escrita como do leitor no momento do aprendizado.
Lembre-se que o objetivo do Portal Vida de silício é concentrar em um só lugar tutoriais de alta qualidade dos mais diversos assuntos. Tudo isso organizado de forma simples e intuitiva.
“Se quer ir rápido, vá sozinho. Se quer ir longe, vá acompanhado.”
Toda sugestão será bem vinda!
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Sobre qual assunto falar?
Você pode escrever sobre praticamente qualquer assunto ligado a robótica no portal Vida de Silício. Como queremos impactar o máximo de pessoas possíveis, a grande sacada é fazer conteúdos sobre assuntos que são de interesse geral.
- Tutoriais sobre o básico de Raspberry pi
- Tutorias Básicos de NodeMCU
- Tutoriais de sensores e módulos com Arduino
Existem muitas outras plataformas, tais como: Freescale , MSP, Beaglebone, Orange Pi. Se você tiver conhecimento sobre qualquer uma delas, sua contribuição com certeza será bem vinda. A única recomendação é que sempre se comece com um tutorial de apresentação da plataforma trabalhada. Um tutorial no estilo:”O que é Arduino?”
Criando um tutorial no WordPress
Depois de criado sua conta como autor do site, você terá acesso exclusivo à área administrativa do Portal. Iremos explicar a partir daqui como criar seu primeiro tutorial
Criando um post
O primeiro passo para que um determinado conteúdo seja publicado no portal Vida de Silício consiste no acesso do autor ao ambiente de desenvolvimento adequado, utilizando o login e a senha previamente criados e cedidos pela nossa equipe.
Em seguida, deve-se localizar a opção Posts na barra de ferramentas localizada à esquerda da tela e posteriormente clicar em Adicionar novo.
Após a realização do procedimento anterior, o autor terá acesso à página em que poderá desenvolver o conteúdo desejado. Neste local, existem basicamente dois campos a serem preenchidos pelo mesmo: o título (lembre-se de escolher um que consiga expressar o conteúdo abordado de maneira clara) e o texto em si.
Em relação ao texto, torna-se necessário fazer uma ressalva, que consiste no fato de que o autor deve usar formatações diferentes para os tópicos e subtópicos existentes ao longo do conteúdo.
É importante resaltar que você precisa alternar a barra de ferramentas para que tenha acesso as configurações que usaremos para formatar o texto. Para isso clique no ícone “Alternar barra de ferramentas”
Como será visto posteriormente, o tutorial a ser desenvolvido possui basicamente três partes: Uma parte introdutória, uma parte de desenvolvimento e uma parte voltada para que o autor apresente um maior detalhamento sobre os elementos que constituem o projeto. Sendo assim, sempre que uma destas seções for iniciada, é necessário utilizar o Cabeçalho 1 para apresentar o título da mesma, no entanto, em relação às divisões internas de casa uma das partes citadas, utiliza-se o Cabeçalho 2 como título de cada subparte destas. Para as demais partes do texto, basta selecionar a opção Parágrafo.
Anexando imagens
Deve-se ressaltar que além dos elementos escritos, existe também a possibilidade de realizar a inclusão elementos gráficos no espaço reservado para o desenvolvimento. Para inserir, por exemplo, uma imagem no conteúdo que esta sendo produzido, basta que o autor clique no botão Adicionar mídia.
Em seguida, deve-se selecionar imagem desejada (este procedimento pode ser feito arrastando a imagem para a tela ou clicando no botão Selecionar arquivos e escolhendo a mesma manualmente).
Apenas como uma observação, sugerimos que o autor não utilize legenda nas imagens, no entanto, deve-se salientar que é necessário que o significado de uma eventual imagem utilizada esteja condizente com o conteúdo apresentado.
Inserindo códigos
Assim como é possível anexar imagens ao conteúdo, pode-se também realizar a escrita de códigos de programação caso seja necessário. Para realizar este procedimento, deve-se clicar no seguinte ícone.
Em seguida, basta somente escrever o código no espaço adequado (não é necessário que o autor altere qualquer uma das configurações preestabelecidas apresentadas nesta janela) e clicar em OK.
Será adiciona uma caixa com o código na área de edição do seu tutorial.
O código ficará assim quando postado:
//Exemplo de código // Função Setup void setup() { pinMode(LED_BUILTIN, OUTPUT); } // Função Loop void loop() { digitalWrite(LED_BUILTIN, HIGH); // Liga o LED delay(1000); // Espera 1 segundo digitalWrite(LED_BUILTIN, LOW); // Desliga o LED delay(1000); // Espera 1 segundo }
Inserindo partes expansíveis em seu tutorial
Caso queira, você pode criar partes expansíveis em seu tutorial tal como o exemplo abaixo.
Para usar isso em seu tutorial, você precisará usar da o seguinte código
Coloque aqui o conteúdo
Veja como ficou nesse tutorial:
Como o post deve está organizado?
Como forma de padronização, nós pedimos aos autores que dividam os conteúdos em algumas seções predeterminadas. Basicamente, um tutorial deve conter três partes, nas quais, a primeira delas deve ser voltada para introduzir o conteúdo para o leitor, a segunda corresponde ao desenvolvimento do projeto, enquanto a terceira faz explicação detalhada do funcionamento do mesmo.
- Parte 1: O que será aprendido; (H1)
- O que vamos aprender? (H2)
- Contexto histórico ou Aplicação prática (H2)
- Introdução e Explicação sobre os componentes-chave (H2)
- Parte 2: Mão à obra – Exemplo; (H1)
- Componentes necessários (H2)
- Montando o projeto (H2)
- Conectando ao computador (H2)
- Programando (H2)
- Colocando para funcionar (H2)
- Parte 3: Entendendo a fundo – Explicação detalhada do projeto da parte 2 (H1)
- Software (H2)
- Divida sua explicação em subtítulos; (H3)
- Hardware (Opcional) (H2)
- Divida sua explicação em subtítulos; (H3)
- Software (H2)
No fim do Tutorial costumamos adicionar uma quarta parte com os seguintes tópicos:
- Desafio (Opcional)
- Fechamento
Sobre o uso dos cabeçalhos
Para organizar esse esqueleto de forma visivelmente agradável, usamos a divisão em cabeçalhos. Dividimos o tutorial em três tipos de cabeçalhos
Cabeçalho 1 – Tópicos principais (H1)
Esse cabeçalho precisa ser azul e no formato Oswald.
Cabeçalho 2 – Divisão dos tópicos principais (H2)
Esse cabeçalho só precisa ser preto
– Cabeçalho 3 – Subtítulos (H3)
Esse cabeçalho é preto e adicionamos um traço antes do titulo.
Veja que no tópico anterior adicionamos na frente de cada título e subtítulo as abreviações: H1, H2 e H3. Eles mostram quais as configurações de cabeçalhos a serem usados para da um deles.
A seguir, disponibilizamos um roteiro para que fique mais fácil seguir as diretrizes necessárias para a realização de um tutorial bem claro e didático para o leitor.
O que vamos aprender? (Aqui entra o título que responde essa pergunta)
(QUAL É O OBJETIVO DESSE ARTIGO/POST/CONTEÚDO/MATERIAL? OU DEIXAR SEM NADA PARA O AUTOR COMEÇAR JÁ COM O TEXTO?)
Este espaço está reservado para que o autor fale sobre o objetivo do projeto proposto, ou seja, sugerimos para o autor que elabore um ou dois pequenos parágrafos explicando sobre o que será desenvolvido e o que o leitor poderá aprender com a leitura do conteúdo em questão.
Esse primeiro paragrafo é muito importante para que o Google consiga saber do que se trata o projeto e que ele possa direcionar às pesquisas certas. Então sempre coloque os assuntos principais em negrito, tal como o nome do módulo.
Contexto Histórico e aplicação prática
Nesta seção, sugere-se que o autor elabore um pequeno conteúdo referente ao contexto histórico do assunto proposto, de modo que, através da apresentação do mesmo, o leitor possa compreender um pouco a importância do que está sendo tratado, além de adquirir uma noção básica sobre a aplicabilidade do projeto e por que aprender sobre o mesmo é interessante.
Introdução aos Componentes-chave
Em geral, a maioria dos tutoriais possuem algum módulo ou controlador que pode ser encarado como o elemento mais importante do projeto, portanto, entende-se que, para uma melhor didática e clareza é necessário que o autor descreva um ou mais parágrafos sobre o(s) mesmo(s). O objetivo desta seção consiste em criar um ambiente em que o leitor, caso não tenha um entendimento muito abrangente sobre o assunto que está sendo tratado, possa sentir-se confortável, seguro e interessado para aprender sobre o mesmo.
Mãos à Obra – Desenvolvimento do projeto
Esta é a seção onde, de fato, ocorre o desenvolvimento do projeto em si. Sugerimos dividir esta seção em 5 partes para auxiliar na escrita do conteúdo proposto.
Componentes Necessários
Primeiramente, o autor deve listar os componentes que serão utilizados no desenvolvimento do projeto e também associá-los aos respectivos links existentes na loja. Veja o exemplo abaixo:
- 1 x Arduino Micro – Original
- 1 x Módulo ESP8266 WiFi ESP-01 A
- 1 x Protoboard 830 pontos
- 1 x Raspberry Pi 3 B
- 1 x Sensor de presença Pir – HC – SR501
Nesta seção, pedimos que o autor faça o uso marcadores para listar os componentes utilizados. Para realizar este procedimento deve-se apenas clicar no ícone correspondente conforme a figura abaixo.
Montando o Projeto
Em seguida, é necessário que o autor elabore uma imagem clara e didática do circuito utilizando o Fritzing (http://fritzing.org/home/).
Aqui é legal colocar uma foto do projeto montado depois do esquemático, caso seja possível, para que o leitor veja a montagem na prática.
Conectando o Arduino no Computador
Neste ponto, o autor deve lembrar ao leitor como configurar a IDE do Arduino para receber o código que será apresentado posteriormente. Este passo é necessário pois muitas vezes ocorrem erros ao carregar o programa no Arduino em virtude de uma configuração inadequada da interface utilizada. Sugerimos o uso do seguinte texto padrão:
Conecte seu Arduino ao computador e abra a IDE Arduino.
Antes de carregar um programa, você precisa selecionar qual porta você deseja usar para fazer carregar o programa no Arduino (upload). Dentro do Arduino IDE, clique no menu Ferramentas (tools) e abra o submenu Porta(Port). Clique na porta que seu Arduino está conectado, tal como COM3 ou COM4. Geralmente aparece o nome da placa Arduino : “COM3 (Arduino/Genuino Uno)”.
Você também precisa garantir que o tipo de placa apropriado está selecionado em Ferramentas(Tools) no submenu Placa (Board).
Programando
Esta seção é dedicada ao código da aplicação que está sendo desenvolvida neste tutorial.
– Biblioteca (Apenas se for usada alguma biblioteca)
Caso o autor tenha usado uma biblioteca é importante mostrar onde baixa-la e se possível como instala-la.
– Código do Projeto
Aqui basta que o autor coloque o código inteiro, comentado e de maneira bem organizada visualmente pois isso facilita para o leitor que não tem muita intimidade com a linguagem de programação utilizada.
É interessante escrever algo como:
“Segue o código a ser usado no exemplo”
// Programa Exemplo uint32_t referencia = 0; uint32_t tempoAtual; void setup() { pinMode(13,OUTPUT); // Configura o pino 13 (LED) como saída } void loop() { tempoAtual = millis(); // Captura o tempo atual // Verifica se já se passaram 1 segundo (1000 milissegundos) // desde a última vez em que o LED foi invertido if(tempoAtual - referencia >= 1000) { // Se sim, inverte o LED e atualiza a referencia digitalWrite(13,!digitalRead(13)); referencia = millis(); } }
Colocando para Funcionar
Aqui, sugerimos que o autor coloque uma foto do circuito montado fisicamente, um gif, ou até mesmo um pequeno vídeo, demonstrando a aplicação em funcionamento.
Entendendo a fundo
Esta é a terceira parte do tutorial que está sendo desenvolvido. Aqui, o autor deve elaborar duas seções para que possa explicar de maneira mais detalhada, tudo o que acontece por trás dos passos realizados anteriormente, ou seja, pede-se ao autor que elabore um conteúdo teórico que explique o funcionamento do hardware e também que realize a análise código que foi inserido no Arduino, porém, com um nível maior de detalhamento.
Aqui colocamos a explicação do software antes do Hardware, mas você pode explicar na ordem que preferir.
Software (Importante)
Aqui o autor precisa explicar os comandos usados ao longo do projeto de forma a explicar ao leitor a função de cada comando visando o melhor entendimento.
É importante dividir a explicação em subtítulos tais como o abaixo:
– Declarando biblioteca
Exemplo de explicação
#include <Wire.h> #include <LiquidCrystal_I2C.h>
– Função digitalRead()
Explicação exemplo.
estadoSensor = digitalRead(3);
Hardware (Opcional)
Aqui o autor pode explicar conceitos importantes sobre o Hardware tais como propriedades físicas ou como ele funciona.
Aqui vale também a divisão em subtítulos.
Desafio (OPCIONAL)
Caso o autor deseje, pode-se propor um desafio relacionado ao assunto tratado no conteúdo desenvolvido.
Fechamento
Para finalizar o tutorial, basta que o autor escreva um parágrafo de conclusão sobre o assunto e também peça ao leitor que não deixe de fazer seus elogios, críticas e sugestões sobre o conteúdo em questão. Além disso, também é importante abrir o espaço para que o leitor possa fazer perguntas e tirar as suas dúvidas.
Exemplos de tutoriais
Este foi o modelo referente à estrutura que deve ser seguida na elaboração de tutoriais. Acreditamos que, de acordo com esta proposta, seja possível produzir materiais de ótima qualidade e de fácil entendimento para o leitor.
Recomendamos que consulte alguns tutoriais para verificar essa organização:
- HC-SR501 – Utilizando o sensor de presença PIR com Arduino
- Display TFT 1.8″ ST7735 – Utilizando o display com o NodeMCU ou Arduino
- Sensor de Luz com LDR
- Medindo Temperatura com LM35
- Usando o buzzer com Arduino – Transdutor piezo elétrico
- Sensor Ultrassom HC-SR04
Como dito no inicio desse tutorial, esse padrão visa o melhor entendimento de quem ler mas também visa facilitar a vida de quem escreve criando uma linha de raciocínio fácil de ser seguida. Caso tenha uma sugestão de como melhorá-la, ficaremos contentes e te ouvir.
Finalizando o conteúdo
Após a finalização da elaboração do conteúdo, o autor deve enviar o mesmo para revisão e avisar a equipe Vida de Silício, por e-mail, que o material está concluído.
Respondendo aos comentários
Recomendamos que o autor fique atento aos comentários e sempre que possível responda as dúvidas dos leitores nos seus respectivos conteúdos. Assim você gerará uma interação bacana com seus leitores e ainda ajudará pessoas que provavelmente possuem a mesma dúvida.
Caso seja necessário, você pode utilizar links externos nas respostas, desde que não sejam de concorrentes diretos da loja Vida de Silício.